MITO. O ceratocone é uma doença provocada por alterações na córnea, podendo ter uma origem genética. Não “se pega”, não está no ar como um vírus ou bactéria, e não passa para os outros nem para o outro olho. Hoje, considera-se que o ato de coçar os olhos, além de ser muito prejudicial ao olho, pode fazer o ceratocone evoluir. Em geral, as alterações do ceratocone começam a se manifestar por volta dos 12 anos de idade e nem sempre progridem. Ele pode estacionar (“ceratocone frustro”) ou evoluir. Você pode ter um olho com ceratocone mais evoluído e o outro olho frusto. Os filhos de pais com ceratocone tem maior probabilidade de desenvolver a doença.

MITO. O glaucoma não é contagioso, mas pode ser hereditário. Ocorre em 2% da população geral com idade superior a 50 anos de idade, e em 10% da população de pessoas que tem glaucoma na família.

Os exames realizados normalmente incluem: medida da visão, refração (ver o grau e eixo do astigmatismo), biomicroscopia (exame no aparelho lâmpada de fenda-microscópio), topografia ou orbscan (analisa as curvaturas da córnea), paquimetria (mede a espessura da córnea).

TALVEZ SIM. Essa resposta você deve confirmar com seu oftalmologista em sua próxima consulta. O LASIK pode não ser uma solução permanente, o que significa que você ainda pode precisar corrigir a visão aos primeiros sintomas da presbiopia. Se o seu oftalmologista considerar que as lentes de contato continuam sendo uma alternativa, você pode continuar a usá-las.

SIM. Você pode usar lentes de contato para a sua correção diária da visão ou em combinação com os óculos. Se as suas necessidades de correção da visão não forem muito grandes, verá que as lentes também podem ser uma alternativa conveniente.

Quase todo mundo pode usar lentes de contato, mas existem situações especiais que devem ser consideradas.

Embora muitas questões relacionadas aos cuidados dos olhos se mantenham as mesmas em nossas vidas, outras podem mudar – assim como nós:

• Alguns adolescentes e jovens adultos podem sentir os olhos cansados depois de horas de estudo ou de trabalho em frente ao computador.
• Os adultos de meia-idade podem desenvolver a presbiopia – perda da capacidade de acomodação da visão, para perto, necessitando de óculos para leitura ou bifocais.
• As pessoas podem desenvolver secura nos olhos, glaucoma, catarata ou outras doenças.

NÃO. Após a data de vencimento não podemos assegurar que as lentes ou a solução estejam esterilizadas. Não recomendamos que você use as lentes de contato com a data de validade vencida.

NÃO é recomendado dormir com a lente de contato. O ideal é retirar todas as noites e colocá-las em solução multiuso. Da mesma forma não é recomendado usar soro fisiológico para desinfetar as lentes.

O ideal é que toda criança faça um exame oftalmológico completo até os 2 anos de idade. É durante essa fase que 90% do desenvolvimento ocular ocorre. Recomenda-se realizar o exame oftalmológico anual, mesmo que em um primeiro exame a criança esteja bem. O exame da criança nesta fase de idade permite o diagnóstico de doenças oculares mais precocemente, favorecendo o tratamento e prognóstico destas patologias.

MITO. Pode cansar ou dificultar a leitura, mas não enfraquece a visão.

MITO. Mas podem deixar os olhos vermelhos ou ardendo. Normalmente, depois de assistir à TV, usar o computador e brincar com o videogame por duas horas, deve-se fazer um descanso de 5 a 1O minutos.

MITO. Se o bebê tiver conjuntivite, leve-o ao oftalmologista. Ele irá receitar colírios específicos para o problema. Somente colírios podem ser colocados nos olhos. Lembre-se: algumas conjuntivites são muito perigosas e, se não tratadas precocemente, podem levar a cegueira, como, por exemplo, a conjuntivite da gonorréia.

VERDADE. Coçar os olhos pode causar danos à estrutura ocular.

VERDADE. A cenoura é um alimento rico em vitamina A e luteína, e tais substâncias oferecem um tipo de proteção natural para os olhos. Porém, o ideal é uma dieta equilibrada para manter a saúde dos olhos em dia.

VERDADE. A miopia, hipermetropia ou astigmatismo não são impedimentos a sua doação. Isso porque, no momento do transplante, o cirurgião pode fazer as correções que forem necessárias.

MITO. Não, o esforço para enxergar é decorrente da falta de correção (falta do uso do óculos) e não o contrário. Forçar a vista sem estes recursos pode ocasionar dores de cabeça, tonturas e mal-estar, porém não significa que a visão esteja sendo danificada, nem o grau de deficiência vai aumentar por causa disso.  

VERDADE. As lentes dos óculos não tem uma validade determinada. Porém, elas sofrem desgastes com o tempo de uso, e os olhos precisam fazer exames periódicos. Recomenda-se que façam exames semestrais em adolescentes e crianças usuárias de lentes corretivas e uma vez por ano em adultos. Lembre-se que a prevenção e manutenção da saúde dos seus olhos é feita no momento da consulta médica com oftalmologista.  

MITO. Isso é apenas uma crença popular. Eficaz é colocar compressas quentes com uma gaze por exemplo. Procure seu oftalmologista, ele é o médico mais indicado para avaliar e orientar sobre seu problema. 

 

VERDADE. NUNCA FAÇA ISSO, EM HIPÓTESE ALGUMA! O limão ocasiona irritação e inflamação nos olhos, podendo gerar úlcera de córnea e queimadura grave dos olhos. Em caso de algum acidente, lave os olhos imediatamente com água limpa e procure o médico oftalmologista.    

 

VERDADE. Óculos são um utensílio individual, assim como escova de dentes. É receitado pelo médico oftalmologista na medida específica para cada paciente, com necessidades e limitações exatas para o indivíduo. Não só é ruim usar de outra pessoa, como comprar óculos prontos em camelôs também.  

  

 

Fechar Menu
Iniciar conversa
Fale Conosco
Olá👋, tudo bem? Entre em contato conosco clicando no botão abaixo.😊
Powered by