Perguntas frequentes

Possuo ceratocone no olho esquerdo, posso adquirir no olho direito?
O ceratocone é uma doença provocada por alterações na córnea, podendo ter uma origem genética. Não “se pega”, não está no ar como um vírus ou bactéria, e não passa para os outros nem para o outro olho. Hoje, considera-se que o ato de coçar os olhos, além de ser muito prejudicial ao olho, pode fazer o ceratocone evoluir. Em geral, as alterações do ceratocone começam a se manifestar por volta dos 12 anos de idade e nem sempre progridem. Ele pode estacionar (“ceratocone frustro”) ou evoluir. Você pode ter um olho com ceratocone mais evoluído e o outro olho frusto. Os filhos de pais com ceratocone tem maior probabilidade de desenvolver a doença.


Glaucoma é contagioso?
O glaucoma não é contagioso, mas pode ser hereditário. Ocorre em 2% da população geral com idade superior a 50 anos de idade, e em 10% da população de pessoas que tem glaucoma na família.


Estrabismo sara sozinho?
Até os seis meses de vida, a criança pode apresentar alguns movimentos descoordenados dos olhos, ou mesmo ficar estrábica por alguns segundos. Passada essa idade, se ela apresentar qualquer alteração no paralelismo dos olhos, os pais devem levá-la para uma consulta oftalmológica, a fim de evitar que o estrabismo se torne permanente e a criança desenvolva ambliopia (olho mais fraco; preguiçoso).


Qual o melhor método para a detecção do ceratocone?
Os exames realizados normalmente incluem: Medida da visão, Refração (ver o grau e eixo do astigmatismo), Biomicroscopia (exame no aparelho lâmpada de fenda-microscópio), Topografia (ou Orbscan) (analisa as curvaturas da córnea), Paquimetria (mede a espessura da córnea).


Posso usar lentes depois de fazer cirurgia refrativa?
Talvez. Confirme com o Oftalmologista na sua próxima consulta. O LASIK pode não uma solução permanente, e você ainda pode precisar corrigir a visão aos primeiros sintomas de presbiopia. Se o seu Oftalmologista considerar que as lentes de contato continuam sendo uma alternativa.


Posso usar lentes mesmo não precisando de óculos o tempo todo?
Você pode usar lentes de contato para a sua correção diária da visão, ou em combinação com os óculos. Se as suas necessidades de correção da visão não forem muito grandes, verá que as lentes também podem ser uma alternativa conveniente.


Quem pode usar lentes de contato?
Quase todo mundo pode usar lentes de contato,mas existem situações especiais que devem ser consideradas.
Embora muitas questões relacionadas aos cuidados dos olhos se mantenham as mesmas em nossas vidas, outras podem mudar – assim como nós:

• Alguns adolescentes e jovens adultos podem sentir os olhos cansados depois de horas de estudo ou de trabalho em frente ao computador.
• Os adultos de meia-idade podem desenvolver a presbiopia – perda da capacidade de acomodação da visão, para perto, necessitando de óculos para leitura ou bifocais.
• As pessoas podem desenvolver secura nos olhos, glaucoma, catarata ou outras doenças


Posso continuar usando lentes após passar a data de validade?
Não. Após a data de vencimento não podemos assegurar que as lentes ou a solução estejam esterilizadas. Não recomendamos que você use as lentes de contato com a data de validade vencida.


Posso dormir com a lente de contato?
Não é recomendado dormir com a lente de contato, o ideal é retirar todas as noites e colocar as mesmas em solução multiuso. Assim como, não é recomendado uso de soro fisiológico para desinfecção das lentes.


Quando devo fazer o primeiro exame oftalmológico nos meus filhos?
O ideal é que toda criança faça um exame oftalmológico completo até os 2 anos de idade. É durante essa fase que 90% do desenvolvimento ocular ocorre. Recomenda-se realizar o exame oftalmológico anual, mesmo que em um primeiro exame a criança esteja bem. O exame da criança nesta fase de idade permite o diagnóstico de doenças oculares mais precocemente, favorecendo o tratamento e prognóstico destas patologias.


Ler com pouca luz pode enfraquecer a visão?
Não. Pode cansar ou dificultar a leitura, mas não enfraquece a visão.


Televisão, computador e videogame prejudicam a visão?
Não. Mas podem deixar os olhos vermelhos ou ardendo. Normalmente, depois de assistir à TV, usar o computador e brincar com o videogame por duas horas, deve-se fazer um descanso de 5 a 1O minutos.


Leite materno pode curar conjuntivite?
Não. Se o bebê tiver conjuntivite, leve-o ao oftalmologista. Ele irá receitar colírios específicos para o problema. Somente colírios podem ser colocados nos olhos. Lembre-se: algumas conjuntivites são muito perigosas e, se não tratadas precocemente, podem levar a cegueira, como, por exemplo, a conjuntivite da gonorréia.