Ceratocone


Ceratocone é uma ectasia corneana em que ocorrem protrusão e afinamento progressivos da região central da córnea, causando baixa acuidade visual em virtude do astigmatismo irregular da superfície corneana. Geralmente é bilateral e se inicia geralmente na adolescência evoluindo até 35-40 anos. Estudos sugerem predisposição genética e condições alérgicas. O hábito de coçar os olhos pode piorar o quadro.

 

TRATAMENTO:


1) Óculos


Para os pacientes ainda no estágio inicial da doença, quando o astigmatismo é pequeno, basta o uso dos óculos para obter boa visão.

 

2) Lentes de Contato


Quando os óculos já não oferecem boa visão, indicamos lentes de contato. O tipo ideal de lente é determinado pelo estágio do ceratocone e por testes de tolerância às lentes.

Atualmente dispomos de diversos modelos: lentes de contato gelatinosas, especiais, híbridas, rígidas, gás permeáveis, esféricas, asféricas, dupla face, e as mais modernas para cones mais avançados que têm um “encaixe” para o cone sem provocar atrito, tornando-as mais confortáveis e oferecendo melhor visão, (ex: Rose K.)

 

3) Cross Linking



É um tratamento que age interrompendo a progressão do ceratocone através da aplicação da Riboflavina na córnea, seguida da irradiação de luz ultravioleta. Ocorre então uma reação nas fibras do colágeno corneano, tornando a córnea mais rígida.

É o único tratamento reconhecido cientificamente para impedir a progressão do ceratocone. O ideal é o diagnóstico precoce. Constatada a evolução da doença, o Cross Linking pode evitar um futuro transplante de córnea. Em alguns casos, pode ser associado ao implante do anel corneano intra-estromal e PRK.

 

4) Anel Corneano Intra-Estromal



É um implante de acrílico que, colocado no estroma da córnea, tem como objetivo regularizar as deformidades causadas por ectasias corneanas.

É indicado para pacientes que apresentam baixa visual com óculos e intolerâncias ao uso de lentes de contato. É um procedimento rápido, com anestesia tópica, reversível e proporciona um retorno rápido as atividades profissionais.

Atualmente utilizo, para a realização do túnel, o laser de fentosegundo mais avançado do mundo, o INTRALASE i FS.

 

 

 

5) Transplante de Córnea


É indicado para os casos em que não se consegue mais uma boa acuidade visual através das opções anteriores e, principalmente, quando há um comprometimento importante da transparência da córnea.

 

Sintomas do Ceratocone


O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) e coceira.